quinta-feira, 26 de março de 2015

Evite estes mitos sobre o emagrecimento

Temos que comer melhor, não menos!
Porque a maioria dos regimes para perda de peso falham no médio/longo prazo? 

Veja este video resumo de 2 minutos que fala sobre a falácia do balanço calórico.

Se preferir, leia o texto a seguir:

MITO 1: Conseguimos controlar nosso peso através de regimes e exercício físico regular.

Nosso corpo tem vários mecanismos baseados no funcionamento de estímulos cerebrais e hormonais que visam manter sua estabilidade em qualquer situação, controlar o quanto comemos, quantas calorias queimamos e quanto acumulamos de gordura.

ATENÇÃO ESPECIAL AQUI: o quanto queimamos de calorias e acumulamos na forma de gordura depende significativamente de hormônios e, por consequência, de nossa genética e de como os estimulamos através (da qualidade) do que comemos!

MITO 2: Para perdermos os quilos extras temos que gastar mais calorias do que consumimos.
Comer menos e se exercitar mais para "queimar gordura" produzirá um déficit calórico e estimulará uma resposta do nosso corpo no sentido de reduzir seu metabolismo, para ajustar o gasto ao consumo de calorias! Isso pode causar sensação de cansaço, sono, dores de cabeça e falta de concentração.

Em pessoas que praticam uma dieta com alto teor de carboidratos, temos um efeito adicional devido à ação da insulina: a queima de gordura será reduzida.

Na prática: Para a maioria das pessoas, dietas de restrição de calorias que criam um balanço energético negativo são perda tempo (e dinheiro), pois possivelmente elas vão reganhar todo o peso que perderam (para algumas pessoas, ainda mais) em algum momento. 

Para o objetivo perda de gordura corporal no longo prazo, não tenha fixação por quantidade de calorias queimadas em exercícios físicos. Elas ajudam muito menos que as alterações hormonais que acontecem em seu corpo por causa da mudança de dieta alimentar. 

Exercícios físicos são excelentes por muitos motivos, mas sua qualidade é que determina seu poder de queimar gordura. 

É possível chegar ao "peso ideal" sem passar fome e sem se matar de correr em uma esteira. Basta alimentar-se adequadamente (e já deu pra perceber que não é de acordo com a pirâmide alimentar tradicional). 

Engordar é consequência de um processo danoso à sua saúde e que também pode resultar em obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, triglicérides alto entre outros. Portanto, não estamos tratando de um tema puramente estético!

Nenhum comentário:

Postar um comentário