quinta-feira, 26 de março de 2015

5 fatos sobre colesterol que você talvez não saiba

Novos insights sobre colesterol e gordura na dieta vêm sendo debatidos cada vez mais frequentemente no meio científico, colocando ainda mais lenha na fogueira. 

Veja o infográfico-resumo e/ou leia o texto completo!




Colesterol é importante para a vida

A estrutura da membrana de nossas células tem colesterol. Ele participa do processo de formação de hormônios, entre os quais aqueles relacionados à atividade sexual. Sem colesterol, não há vida. Pelo menos para os humanos.

Mesmo que colesterol alto fosse ruim, seu nível no sangue, na maioria dos casos, é pouco influenciado pela alimentação

O fígado produz a maioria do colesterol necessário para nossas células e apenas uma pequena parte vem do que é absorvido no intestino. Ou seja, para a maioria das pessoas, comer carnes e queijos cheios de gorduras saturadas e colesterol não vai fazer com que o serum cholesterol suba significativamente.

O contrário também é válido: restringir o colesterol na dieta pode não fazer com que o serum cholesterol baixe muito.
Por si só, colesterol não entope artérias: a causa de acidentes vasculares é o processo inflamatório em suas paredes

Veja a opinião do Dr. Dwight Lundell, por exemplo, no livro "Cholesterol Clarity":
"Há tempos sabemos que a aterosclerose é um processo inflamatório. Na ausência de inflamação ou danos ao endotélio, o colesterol nunca atravessaria a parede das artérias e se 'alojaria' por lá"

Tal visão é complementada por Cassie Bjork, no mesmo livro: "Quando vejo uma inflamação, quero saber o que está causando-a. Se o nível de proteína reativa do paciente é alto, investigo a causa raiz da inflamação e o que está causando dano.

Fumar, consumo excessivo de alcool, ingesta de carboidratos processados e/ou gorduras trans, altos níveis de açúcar no sangue (glicose), pressão alta, exposição à produtos químicos e stress podem contribuir para isso.

Tudo isso é muito diferente de culpar uma dieta rica em gorduras, que é o que muitos profissionais de saúde vão fazer imediatamente."

Colesterol alto pode ser sintoma de que algo está errado
Esta linha de raciocínio atribui ao colesterol propriedades reparadoras. Portanto, colesterol alto não é causa de nada, mas apenas um sintoma de que algo pode estar errado em seu corpo.

Fazendo um paralelo: nível alto de glóbulos brancos no sangue indica que uma infecção pode estar em andamento. Porém, os glóbulos brancos em si não são a causa de problemas.

Algumas hipóteses citadas no "Cholesterol Clarity" sobre o motivo pelo qual o colesterol pode subir incluem:

- stress excessivo
- hipotireoidismo
- genética mais propensa à produção de colesterol
- processo de perda de peso em andamento
- processo inflamatório em andamento

Controlar o nível de triglicérides (quanto mais baixo melhor) e HDL (quanto mais alto melhor) é mais importante do que LDL. Triglicérides alto significa alguma disfunção genética OU alimentação com alta concentração de carboidratos

Os colaboradores do "Cholesterol Clarity" citam a importância de se manter os níveis de triglicérides no sangue baixos. Níveis altos podem indicar pré-diabetes ou síndrome metabólica. E estes níveis são influenciados fortemente pela quantidade e qualidade de carboidratos presentes em nossa dieta!

Quanto menor o nível de triglicérides e maior o de HDL, melhor, resumem os colaboradores. Consumo de gordura na dieta pode melhorar o perfil lipídico, aumentando a concentração de HDL. Consumo de carboidratos, especialmente os simples/refinados pode piorar o perfil lipídico, aumentando a concentração de triglicérides.
Na prática: Gordura saturada e colesterol da dieta pode influenciar pouco o colesterol do sangue. Ou seja, mesmo que colesterol entupisse nossas artérias, diminuir a quantidade do mesmo na alimentação pode não ter muito efeito. 

Nosso foco na alimentação deveria ser o de aumentar o nível de HDL (o que pode ocorrer com a ingesta de alimentos ricos em ômega-3 e gorduras mono-insaturadas) e reduzir o de triglicérides (o que na maioria dos casos acontece retirando-se carboidratos "ruins" da dieta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário